Procure não tomar banhos demorados, cinco minutos no chuveiro, são suficientes para um bom banho. Com banhos mais rápidos nosso consumo de água é muito menor. Se prefere aguardar a água esquentar antes de tomar banho coloque um balde embaixo do chuveiro para armazenar a água enquanto não esquenta. Essa água pode ser utilizada para outras atividades da casa.
Escove os dentes com a torneira fechada. Abra apenas para enxaguar. O mesmo vale para o momento de fazer a barba.
Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o pátio de sua casa. Se houver uma sujeira localizada, use a técnica com o balde da água de enxágüe de roupa.
Regue suas plantas no começo da manhã ou após o entardecer, quando o sol não está tão forte e a evaporação é menor. Ao regá-las, use regador ou vaporizador de água, ao invés da mangueira. Dessa forma, você não corre o risco de sufocar suas plantas com muita água e economiza na conta no final do mês.
Na cozinha, quando estiver lavando a louça, ensaboe primeiro toda louça para depois enxágua-la.
Seu carro não é igual a você. Ele não precisa tomar banho diariamente. Deixe para lavar seu veículo nos finais de semana. Ao invés do uso exagerado de água com a mangueira, utilize um balde.
Faça um check-up com uma certa periodicidade, para ver se não há vazamentos e/ou equipamentos danificados. Verifique descarga, válvulas, caixa d'água, tubulações e torneiras. Prevenir é a melhor formar de poupar em sua conta de água.
Preste atenção no "ladrão" de sua caixa-d'água. Se houver vazamento quando a caixa estiver cheia, é sinal de que a bóia está com defeito. É preciso consertá-la ou substituí-la.